Pesquisar este blog

sexta-feira, 12 de abril de 2013

PRODUÇÃO ARTISTICA MANO VELHO


«Você será avarento se conviver com homens mesquinhos e avarentos. Será vaidoso se conviver com homens arrogantes. Jamais se livrará da crueldade se compartilhar sua casa com um torturador. Alimentará sua luxúria confraternizando-se com os adúlteros. Se quer livrar-se de seus vícios, mantenha-se afastado do exemplo dos viciados.» (Sêneca)







REFLEXÃO

Não existe APENAS um só momento, SEMPRE ? A vida não é SEMPRE, esse nomento ? Não importa quanto a sua vida mude. É sempre AGORA.(Eckhart Tolle)


















FATOS IMPORTANTES DO SÉCULO XX

Visite MAPA MUNDI DIGITAL IBGE
Habitue-se a ler http://www.guiademidia.com.br/jornaisinternacionais.htm

Universia Brasil
literatura é importante em qualquer fase da vida. Um bom livro pode se tornar o seu melhor amigo e ensinar coisas que você não aprenderia no dia-a-dia. Além disso, o hábito de ler ajuda você a desenvolver a sua imaginação, criatividade e o pensamento ...

VISITE

 TELECURSO



GERAÇÃO Z




ESTUDE MAIS TELECURSO




















Fortaleza é um município brasileiro, capital do estado do Ceará. Pertence à mesorregião Metropolitana de Fortaleza e à microrregião de Fortaleza. Wikipédia
População: 2,452 milhões hab (2012)
Fundação13 de abril de 1726
Elevação21 m
Área313,8 km²
Tempo27°C, vento L a 3 km/h, umidade de 74%




"Sábio é aquele que de todos aprende. É forte o que vence a si mesmo. Rico o que se contenta com o que possui. Só aquele que respeita a pessoa humana merece por sua vez respeito." ( Talmud )
Leia edição digital jornal O POVO http://digital.opovo.com.br/
Visite MAPA MUNDI DIGITAL IBGE
Habitue-se a ler http://www.guiademidia.com.br/jornaisinternacionais.htm
Consulte acervo digital REVISTA VEJA http://veja.abril.com.br/acervodigital/

Campo de jogo


Campo de jogo do futebol, padrão 4136 m².

O goleiro ou guarda-redes pode tocar a bola com suas mãos.
O futebol se joga num campo de grama natural ou sintética de forma retangular. As medidas permitidas do terreno são de 90 a 120 metros de comprimento e de 45 a 90 metros de largura, mas para partidas internacionais se recomenda as seguintes medidas: entre 100 e 110 metros de comprimento, e entre 64 e 75 metros de largura. As duas linhas localizadas ao longo do terreno recebem o nome de linhas laterais, enquanto que as outras são chamadas linhas de fundo. Os pontos no meio de cada linha lateral são unidos por outra linha, a linha de meio.[102][103]
Sobre o centro de cada linha de fundo e adentrando-se no campo ficam a grande área, as pequena área e as balizas. As chamadas balizas, também conhecidas como goleiras, gols ou golos, são constituídas de dois postes verticais (conhecidos como traves) de 2,44 metros de altura localizados a 7,32 metros de distância um do outro e sobre o centro de cada linha de fundo. As partes superiores dos postes são unidas por outro poste horizontal, conhecido como travessão.[103][104]
As grandes áreas são áreas retangulares localizadas no centro dos golos e adentrando-se no campo. As linhas que delimitam a grande área são traçadas a 16,5 metros dos postes verticais, adentrando-se também 16,5 metros ao interior do campo, e unidas por outra linha maior. O traçado da pequena área e semelhante, mas com uma medida de 5,5 metros.[104]

Finalidade das marcações do campo de jogo

  • Arco-penal - popularmente conhecida por meia-lua, tem como objetivo determinar a distância de 9,15m que os demais jogadores que não estão envolvidos nas cobranças de penais devem permanecer, somente o cobrador e o goleiro podem ficar a frente dessa marca.
  • Área de meta - popularmente conhecida como pequena área, tem um diâmetro de 5,5m, ela objetiva delimitar espaço para cobrança do tiro-de-meta, presta-se também a delimitar o espaço para cobrança de tiro-livre indidireto caso ocorra este tipo de falta dentro da área, nesse caso a barreira não fica na distância do 9,15m regulamentares e sim no máximo em cima da linha de meta ou linha de gol.
  • Área penal - popularmente chamada de grande área, marca o espaço onde o goleiro pode usar as mãos para defender sua meta, marcar também o espaço onde faltas podem se tornar penalidade máxima.
  • Tiro penal - popularmente conhecida como marca do pênalti, marca a distância de 11m até a linha do gol para a cobrança de pênaltis.
  • Arco de Canto - Espaço conhecido como marca de escanteio, espaço para que se possa executar a cobrança de escanteios.
  • Linha Lateral - às vezes chamada de linha de canto, serve para delimitar o espaço final de jogo, se a bola ultrapassar essa linha deve ser marcado falta e cobrado o lateral.
  • Linha de Meta - chamada também de linha de fundo, marca o espaço máximo do gol, se a bola ultrapassar essa linha marca falta para cobrança de escanteio ou tiro-de-meta. Se a bola passar pelo espaço do gol, então é assinalado gol e a cobrança é feita no ponto central.
  • Bandeirinha de canto - Tem como finalidade facilitar a definição de escanteio/tiro-de-meta e lateral, o mastro fica cravado sobre o encontro de ambas as linhas de lado e fundo, quando a bola bate no mastro e volta, a bola continua em jogo, sem marcação de falta.
  • Círculo Central - sua finalidade é delimitar o espaço no qual os jogadores que darão o toque inicial para colocar a bola em jogo terão sem que haja interferência do adversário, somente o ou os cobradores podem ficar dentro do círculo nos instantes do primeiro toque, a bola deve sempre se cobrada para frente, para o lado do campo adversário.
  • Ponto Central - é a marca que define onde a bola deve ser coloca sem movimento para o início ou reinício da partida.
  • Linha de meio-campo - é a marcação que define os campos de jogo de cada time.

Leia edição digital jornal O POVO http://digital.opovo.com.br/
Visite MAPA MUNDI DIGITAL IBGE
Habitue-se a ler http://www.guiademidia.com.br/jornaisinternacionais.htm
Consulte acervo digital REVISTA VEJA http://veja.abril.com.br/acervodigital/